Unisul TV ao vivo

Unisul TV ao vivo
Acompanhe ao vivo a programação da Unisul TV

30 janeiro 2013

Em Jaguaruna uma estrutura histórica situada na praia do Arroio Corrente está abandonada.


Em Jaguaruna uma estrutura histórica situada na praia do Arroio Corrente está abandonada. O mariscão que já foi palco de grandes eventos, festas e serviu por muitos anos de clube para turistas e veranistas atualmente oferece perigo aos moradores e serve de local para usuarios de droga.



2 comentários:

  1. Vale registrar que esta tal "estrutura histórica" está erguida em área de preservação permanente (APP) e por conta disso o seu registro imobiliário foi cancelado no ano 2000 e o terreno reintegrado à União.

    Portanto fica a pergunta: como a SAPAC pode vender algo que não lhe pertence mais?! Por que não fazer uma reportagem sobre isso?

    ResponderExcluir

  2. Minha consideração sobre a matéria publicada:
    Mariscão.

    Estrutura pode ter novo dono em breve. - Lily Farias

    Jornal Notisul, 09 de Fevereiro de 2013 às 00:58min

    Este foi o título veiculado na edição identificada acima, e que trata da possibilidade do prédio em questão ser “vendido” para a iniciativa privada ou para a Prefeitura de Jaguaruna.

    Acredito que a autora não procedeu de forma investigativa na elaboração da matéria deixando os leitores confusos acerca do assunto e dando ao texto um foco unilateral, ou seja, às conveniências daqueles que ali se manifestaram omitindo procedimentos anteriores acontecidos e seriamente danosos para a saúde do erário jaguarunense.

    Quando foi mencionado que após a “compra” do Mariscão pela prefeitura, na administração 2005/2008, houve uma denúncia ao Ministério Público e que este “deu fim ao trâmite.”-, o que se subentende não subliminarmente, mas sim objetivamente? Que algo de ilícito havia acontecido naquele momento.

    E realmente o ilícito se concretizou na denúncia junto ao Ministério Público e que tramita no fórum da comarca de Jaguaruna. Nesta denúncia está a preocupação de evitar que um grupo restrito de particulares se apoderasse de terrenos públicos que foram subvalorizados e outro que foi convenientemente supervalorizado, permitindo ao município um ônus de aproximadamente R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), levando em consideração todo procedimento fraudulento.

    A má-fé se vislumbrou dentre outros-, aqui um exemplo- quando, apensado ao Projeto de Lei nº 048/2007 , de 17/12/2007, a escritura apresentada para dar credibilidade ao “negócio” foi a do loteamento da SAPAC que abrange área diversa do tratado.

    Portanto, a Prefeitura estava comprando um imóvel sem escritura, pois o Mariscão está edificado em terras de marinha, assim de propriedade da União. Esta cautela, fundamental para a efetivação da transferência de propriedade não foi exercida por nenhum dos vereadores -, procedimento intrínseco daqueles que são autorizados para zelar da coisa pública, atitude então que foi tutelada pelo Ministério Público.

    Agora, sobre a venda para uma empresa promotora de eventos é mera especulação, pois sem fundamento. A RIP, que é a forma documental que a União outorga a Cessão de Uso para terceiros, a SAPAC a possuiu provisoriamente e não mais a detém há longa data, consequentemente, sem condições de renová-la e a prioridade foi dada ao ente público, ou seja, a Prefeitura de Jaguaruna. Informação emanada pela Superintendência do Patrimônio da União/SC- grpusc@spu.planejamento.gov.br, tel. 55 (48)3224-5399 e 3223-1279 – fax 3224-5399.

    Mas temos algo a comemorar se a Prefeitura de Jaguaruna se empenhar dando prosseguimento ao pedido inicial de Cessão de Uso feito à SPU/SC e que hoje depende unicamente da vontade do atual prefeito Sr. Luiz Arnaldo Napoli.

    Acredito que o prefeito, atento ao desenvolvimento e o turismo em nosso município, não deixará escapar esta oportunidade na qual poderemos usufruir novamente, agora em âmbito público, daquele espaço que será com certeza referência em nosso belo litoral.

    A municipalidade e turistas agradecem!

    Maurício Rocha Reynaldo.mrreynaldo@hotmail.com.

    ResponderExcluir