Unisul TV ao vivo

Unisul TV ao vivo
Acompanhe ao vivo a programação da Unisul TV

15 junho 2010

Polêmica em Imaruí: 14 escolas podem ser fechadas

Com o intuito de reduzir gastos a prefeitura de Imaruí quer fazer a nucleação no município, ou seja fechar 14 escolas e transferir os alunos para uma só, centralizada, onde o atendimento à educação, segundo o poder executivo seria melhor. A medida é prevista na Lei de Diretrizes e Bases, mas a principal queixa é pelo fato do tema não ter sido discutido com a população. Além disso, alguns alunos terão que se deslocar mais de 30 quilometros para chegar até a nova escola




Segundo a Secretaria da Educação de Imaruí a nucleação começa a funcionar no município a partir do dia 19 de julho. Professores e pais fizeram um ofício para a promotoria pública e prometem entrar com uma ação contra a prefeitura caso a medida seja realmente adotada

2 comentários:

  1. No município de Imaruí hoje existe apenas uma escola multisseriada, por questões geográficas. Imaruí possui uma grande extensão territorial, e essa característica deve ser respeitada. A qualidade da educação acontecerá na própria comunidade, equipando as escolas, e possibilitando melhorias em todos os sentidos, considerando que os prédios escolares foram reformados, equipados e contruídos recentemente. O município foi contemplado com um recuro do governo federal em parceria com o estadual no valor de 4 (quatro) milhões de reais para investir nas escolas e hoje o prefeito quer fechar essas escolas, sem ouvir os pais, sem ouvir as comunidades, sem respeitar os professores. o prefeito nucleou uma escola no início do ano e em virtude das péssimas condições das estradas os alunos estão mais de 30 dias sem aula.
    Quadra coberta? Aulas de inglês? Salas de informática? Quadras polivalentes? Onde estão essas melhorias? Querem fechar as escolas no meio do ano e levar para escolas que estão sob investigação do Ministério Público Federal. Falta de respeito! Despreparo, falta de planejamento. Estão brincando de ADMINISTRAR!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a nucleação proposta pelo Prefeito é completamente descabida, eis que sequer foram ouvidos os pais dos alunos envolvidos. Temos alunos sem frequenta as aulas atualmente em virtude das péssimas condições das estrada, o que demonstra que acaso seja realmente feita a nucleação, muitos outros alunos ficarão sem estudar. Ainda, o fechamento de uma escola do interior provoca a perda de diversas atividades no bairro, sendo que a proposta apresentada fechará a grande maioria das escolas e com isso uma perda das comunidades. De outra banda, com a nucleação aproximadamente setenta professores serão demitidos, os quais foram pegos de surpresa no meio do ano letivo, o que também ocasionará dificuldades financeiras para oitenta famílias de nosso município. Entendo que a comunidade deve realmente se posicionar e requerer que o Prefeito discuta o assunto com reuniões em cada comunidade. A alegação de que ocorrerá contensão de despesas e que a folha estaria muito alta, não se justifica, eis que esse ano o Município de Imaruí recebeu receita superior aos anos anteriores e se foi possível o pagamento dos profissionais até agora, não é razoável que esteja faltando dinheiro. Na verdade, o prefeito elencou outras prioridades, como a compra livros no valor de cento e sessenta mil reais sem licitação, corolla zero quilômetro para o seu gabinete, dentre outros gastos supérfluos, o que está ocasionando a falta de verba.

    ResponderExcluir